domingo, 5 de junho de 2011

Gaboa e afins

Há já uns dias que não punha nada no blog porque a internet nestas paragens é tão consistente como os conhecimentos de engenharia de José Sócrates.

Felizmente está resolvido e tenho algumas coisas para contar (não têm muita graça mas preciso de ir escrevendo em português de vez em quando).

Quinta-Feira passada foi feriado e fiz duas coisas que queria fazer há algum tempo. Fui visitar o jardim zoológico (se é que se lhe pode chamar isso) de Port-Gentil e fui (finalmente) ao Cap Lopez.

O “jardim zoológico” cheira pessimamente e fez-me um pouco confusão ver alguns animais naquelas condições. Os chimpanzés pareciam uns autistas, sentados a abanar-se lentamente de encontra as grades… foi esquisito. Vi o meu primeiro gorila por estas terras (espero ver um selvagem ainda este ano).


O Cap Lopez é porreiro. O sítio é engraçado e estavam umas ondinhas! Não sei se isto cresce muito ou não mas de todo o modo, mesmo com meio metro as ondas têm força suficiente para me levar sem problema. Como os fundos são altos, apesar de serem de areia, as ondas são muito perfeitinhas (se isto crescer um pouco e os fundos aguentarem deve dar para muita diversão!).



(o ponto amarelo assinala o sítio onde apanhei as ondas, foi mesmo em frente ao farol. A segunda fotografia é a vista do farol para norte)

 O Cap é conhecido pelo seu farol, mas estava bastante mau tempo e a primeira fotografia que vou pôr do farol há-de ser uma decente (portanto fica para outra altura).

Entretanto aconteceram duas coisas que não esperava e ambas foram muito boas!

1- Conheci o importador da Super Bock, ou seja, finalmente estou em casa (apesar de não ter tirado nenhuma torgafia ao frigorífico) e ele é o gerente do primeiro restaurante onde fui à praia cá (só que os empregados não me disseram que tinham super bock e tive de beber a Régab e a Castel que são ambas más).


2 - pseudo-adoptei uma cadela de uma raça pouco comum em Portugal mas muito em voga em alguns países. É um Mastim Tropical Africano. É puríssima! Estes cães são temidos pela sua estatura maciça e pelo poder das suas mandíbulas assassinas. 


Belo espécime... olhem para o ar assassino do animal, tudo instinto! Teve uma ninhada há uns tempos e cruzava-a todas as manhãs quando ia para o escritório (a pé) e à noite quando voltava para casa. Deixava-lhe sempre um pouco de comida portanto ela começou a seguir-me para onde ia. Agora já se deita na sala enquanto vejo jogos de rugby.


É uma boa companhia e não podia ser mais calma e meiga. Obviamente não dorme lá em casa, mas insiste em dormir à porta...

Baptizei-a de Gaboa.




Pronto, resumidamente pus isto a dia.






quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pura Vida (localização)

Entretanto à medida que o blog vai andando, vou tendo umas ideias (umas melhores que outras) e vou tentando implementar aos poucos as que considerar boas...

Esta é uma delas.

Ainda não sou muito cromo com o Google Earth (sei que não há-de ser uma ciência muito complexa mas cada um tem as suas limitações...) mas reparei agora que é possível "retirar" vistas do Google Earth.

Em princípio, nos próximos tempos tudo se vai passar em Port-Gentil (ilha Mandji) pelo que é fácil encontrar no Google Earth. Eu vou, tanto quanto possível, tentar pôr as vistas dos sítios por onde passar.




O sítio onde estão os 3 rios é a zona de manguezal onde demos o passeio de barco no Domingo. Chama-se "les Trois Rivières" (os três rios...). A "case" onde passámos a maior parte do dia e onde almoçámos é quase no início da extensão que se encontra à direita das Trois Rivières, algures no primeiro terço da extensão.

Acima, do lado de lá da baía, é a refinaria da Total, que está mesmo na ponta do Cap Lopez (zona que espero ir visitar amanhã ou este fim-de-semana).