segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ozouri – 30 e 31 de Janeiro 2012


Há uma semana fui com um grupo de amigos passar o fim-de-semana a Ozouri, uma língua de terra entre o estuário do Rio Ogooué e o mar, um pouco a Sul de Port-Gentil. O caminho para Ozouri faz-se de carro, por caminhos de areia (que lembram claramente os corta-fogos da Charneca em Alcácer do Sal) e, depois, por selva até ao estuário. Aí apanha-se uma lancha que nos deixa em Ozouri.

Ozouri em si mesmo não é nada de muito rebuscado: é uma extensão de areia de cerca de 800m de largura com um lodge muito típico no extremo Norte, junto ao rio, e palmeiras e vegetação rasteira. 

Não há nem lixo nem luxo, apenas praia, pesca (quando o tempo e o mar o permitem) e uma pequena aldeia de pescadores a Sul. O que faz de Ozouri um destino mais ou menos comum por estas paragens são os seguintes aspectos:

1 – Ozouri é um dos principais locais de desova de tartarugas marinhas na região; e
2 – Apesar do lodge ser muito simples, a cozinha é extraordinária.

O objectivo do fim-de-semana era, portanto, não fazer rigorosamente nada! Aproveitar um pouco as ondas, comer peixe e lagostins com fartura e, com sorte, ver alguma tartaruga (não é época da desova mas nunca se sabe).

Passámos um fim-de-semana agradável e descansados (aliás como prevíamos), pescámos um pouco na praia (não apanhámos nada) e vimos um tubarão. Vi pela primeira vez da minha vida (felizmente ao longe) um homem adulto a fazer cocó (sim, estava à espera desde o início de escrever a palavra mágica “cocó” no Tugabão). Estava a passear junto ao mar e a 40m de mim, onde acabava a praia e começavam as palmeiras, um tipo local (pescador presumo eu) encontrava-se nu, em posição fetal, (como se nada fosse) a fazer cócó (olha, escrevi-a outra vez!) no chão com vista panorâmica para o mar (excusado será dizer que dei meia volta imediatamente). 
 
 (Nós na praia à chegada)

À noite ficámos no edifício central do lodge a jogar Time’s Up e Jungle Speed, o que deu para rir bastante (entre acusações de batota e mímicas descabidas).

O ponto alto do fim-de-semana deu-se no Domingo quando, ao regressarmos da praia para almoçar (como príncipes) encontrámos uma tartaruga acabada de eclodir a remar (não sei se é assim que se diz quando elas estão em terra) freneticamente… na direcção errada! Por algum motivo a tartaruga saiu da areia e encaminhou-se para o lodge em vez de ir para o mar. Apesar deste animal claramente não ter nascido para ser um vencedor (parece-me) decidimos dar-lhe uma hipótese e levámo-la para perto do mar. Aqui ficam umas fotografias do Franklin (nome que foi atribuído ao animal… eu pessoalmente queria chamar-lhe Raymond por causa do Rain Man) que neste momento estará a caminho da Austrália ou no estômago de um qualquer animal maior que ele (digo ele mas não investigámos o sexo do animal, aliás, nem saberíamos onde procurar…) tiradas por uma amiga minha que é fotógrafa profissional (o marido dela veio para cá trabalhar e ela lançou o negócio dela como fotógrafa) e que se chama Anne-Laure Seret (www.anne-laureseret.com).



(Run Franklin! Run! Esta fotografia ficou fantástica)

(First strokes on the way to Australia)

Sábado dia 11 (último fim-de-semana desta rotação) devemos lá ir passar o dia de novo. A ver se vemos algum bicharoco… 

6 comentários:

  1. Esta tudo do melhor obrigado. Estou quase de regresso ao frio (cuidado com a lingua que tenho a familia a seguir o blog meu menino).

    De resto tiveste alguma noticia do escritorio ou ainda não te disseram nada?

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Grande Xico!
    Como estás?!
    Só agora descobri este marabilhoso site. Gostei deste post em especial pois fala de "Cocó", coisa que vinda de ti não estava nada a espera...!
    Aqui em madrid esta um frio desgraçado, e ver estas imagens do franklin (claramente que Raymond teria sido um melhor nome, como é que ainda nao te dão ouvidos?!) aquecem me corpo e mente (lol)!

    Um fortissimo abraço!

    'donça e touras.

    Ps: o meu prof esta agra a falar de cocó! um caso dum puto que fez cocó na piscina dum hotel, outro encheu a pistola de agua da piscina e andou a esguichar a malta. 6M pounds de multa

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de aula! Também queria ter ouvido dessas!

    ResponderEliminar
  4. pois, imagino que sim! ja introduzi o meu i-mail aqui no site para receber as tuas historias (que sao mm mto pouco interessantes, diga-se...LOL) para seguir isto como "deve-de-ser"! Forte abraco!
    ps: esta experiencia lembra-me moçambique (mas "mais-grande").

    ResponderEliminar