sábado, 21 de maio de 2011

Impressões lúdicas

Ontem arranjei um tipo fantástico que se ofereceu para me fazer de guia / chauffeur no fim de semana. Um gabonês engraçadíssimo e divertido.

Ao final da manhã apanhou-me no escritório (onde eu estava a escrever o primeiro post de hoje), levou-me a dar a volta á cidade para eu ficar com referências, antes de me deixar na praia.

Port-Gentil é uma cidade muito mais pequena e mais simpática (esta característica é provavelmente consequência daquela) do que Libreville. Passeando na “baixa”, não é necessário estar-se atento às empresas que estão nos edifícios: é notório que aquilo que move estas paragens é o petróleo e a madeira. 



Chegando à praia, tive a melhor surpresa até agora! Vinha com expectativas altas no que toca às praias mas isto superou aquilo que esperava (e isto é a praia da Riviera cá do sítio, imagino como serão o “Guincho” e a “Praia Grande” locais). Esta foi a primeira vista com que me deparei à chegada.

 

Almocei num restaurante em cima da praia e reparei logo numa coisa à qual não estou acostumado: os animais não têm medo. Permitam-me que clarifique: não estou a falar dos elefantes, gorilas ou búfalos (ainda não vi nenhum desses), estou a falar dos pássaros e dos lagartos. Isto foi a minha companhia constante à mesa. Para terem uma ideia, isto passou-se tudo em cima e aos pés da mesa literalmente (e tive de me mexer para pegar e ligar a máquina, e tirar as fotografias). 






Cerveja! Finalmente a minha primeira cerveja em África! Decidi que tinha de provar a cerveja local, a Régab. Só vem em litro e não é nada de especial (não a acabei).


Quer parecer-me que se vende Super Bock por cá (uma das empregadas do restaurante tinha uma t-shirt com o logo da Super Bock que dizia “Super Man” e vi o marido da pessoa que trabalha comigo estava a beber uma Super Bock em casa deles ontem ao almoço).

A praia em si é fantástica: areia branca como a cal e a mais fina que até hoje pisei! A água, felizmente, não é daquele morno que não refresca. Não é fria mas não é quente também. O suficiente para dissipar o calor…



A madeira e o petróleo não se fazem esquecer, nem aqui!

8 comentários:

  1. Praias de areia fina e branca, rodeadas de verde, condomínio envolvente, chauffeur para o levar à praia, portões que se destrancam a pedido do Sr. Dr. ...........AI! QUE O MÊ MENINO NUM BOLTAAAAAA!!!!!

    ResponderEliminar
  2. NAO VOLTES NAO!!!SFF...lol...btw dissipar é com dois "ss´s!"....

    ResponderEliminar
  3. Tu e o lagarto até são parecidos! Tirando o ele ser surfista e já ter oxigenado o cabelo. Se o gajo foi boa companhia pede-lhe o número. Se for extreme, obviamente, da para combinar mais qualquer coisa!!

    ResponderEliminar
  4. lol bernardo...rocas o ridiculo!!enfim...nao ves como é obvio que o passaro(armado em piriquito) é muito mais o genoro do kiko....

    ResponderEliminar
  5. Com o título impressões lúdicas e um início "Ontem arranjei um tipo", este post não augurava nada de bom. Afinal estás em "magna".:-) Grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Já surfaste? Tem bom aspecto isso...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar