Bom, sei que a expressão não é normalmente aplicada aqui por estas zonas mas após o inferno que foi Sábado, nada mais me ocorreu para além da expressão costa-riquenha para descrever aquilo que foi este Domingo.
Como vos disse no último post, tinha sido convidado para um churrasco em casa duns expats (pensava eu) que conheci na 6ª à noite. (“Pensava eu” porque acabou por não ser bem em casa deles).
Para descrever bem, uma pequena explicação prévia (prévia mas tardia porque, de facto, já devia ter sido feito). Em primeiro lugar, Port-Gentil é a cidade principal da Ilha Mandji (porque há também umas aldeias semi-tribais). Depois, a ilha não é bem uma ilha, é uma península, cuja base é atravessada por um rio (que não tem ponte) e que é essencialmente arenosa (com muito manguezal).
A minha boleia apanhou-me em casa logo de manhã e arrancámos (para minha surpresa) para uma das marinas da cidade. Daí arrancámos na lancha dos expats.
A ilha, como vos disse, é arenosa e à volta tem grandes bancos de areia, que estão a seco na maré vazia e raramente estão submersos a mais de 2m.
(esta fotografia, na maré cheia, é tirada a 150m da praia mais próxima, que está na fotografia de cima)
Mais umas fotografias do caminho.
O destino era uma praia meio selvagem onde eles têm uma “case” que não é nada mais do que uma pequena estrutura de madeira, com uma mesa (e um pequeno churrasco ao lado). Este foi o cenário quando chegámos (às 10h15 da manhã).
À tarde demos um passeio pelos rios do manguezal que desaguam ali perto. Mesmo no meio desta selva, a água é duma transparência inacreditável.
Ao final da tarde voltámos para Port-Gentil.
Apanhei um escaldão nas orelhas (nunca me tinha acontecido) e nas costas, mas não tem mal… soube bem.
Que maravilha! As praias são lindas e a água trnsparente.......assim consegue-se ver se há alguma bicheza indesejável. A casa de jantar "em plein air" também me pareceu muito agradável. Tome é cuidado com os escaldões nessa sua tez alva e delicada (escaldões nas orelhas??????). Beijinhos
ResponderEliminarEspectáculo... Aqui na minha ilha, a água (que cai dia sim dia não lá "do cima" também é bastante transparente) e é optimo porque enquanto cai, não corremos o risco de apanhar escaldões.......
ResponderEliminarE a malta do churrasco? Simpática? Quantas pessoas (malta com quem praticar actividades extra curriculares) já conheces por aí?
ResponderEliminarA comida, é boa? Estás a conseguir manter o porte atlético? :)